O Expressionismo Abstrato, o campo de cor e o verão de Alexandre Herchcovitch

18:32

Você já deve ter visto debates sobre a moda como forma de arte. Pois bem, depois do desfile da coleção feminina de Alexandre Herchcovitch na edição primavera/verão 2010 2011 desta SPFW, ficou difícil negar que esta relação existe.

Em uma coleção belíssima, adjetivo que pode parecer pleonasmo se tratando do estilista, Alexandre traduz para suas peças os campos de cores, a melancolia e angústia do Expressionismo Abstrato.

Assista ao desfile:

Também chamado de Escola de Nova York, o Expressionismo Abstrato começou a ganhar força no fim dos anos 40 e começo dos 50. Utilizava a livre aplicação da tinta, sem nenhuma forma reconhecível ou pré-concebida, buscando expressar a vida interior.

Uma das inspirações de Herchcovitch, foi a pintura de ação (action painting), método muito utilizado pelo pintor Jackson Pollock que consistia na construção de uma imagem que resultava em um momento da vida do artista.


 Fonte: UOL/Alexandre Schneider

Outra referência do Expressionismo Abstrato nas peças do estilista é o campo de cor. A técnica é uma variante da pintura de ação, em que os artistas utilizavam campos de cor em sua arte abstrata. Nos campos de cor que o pintor russo-americano Mark Rothko empregava em seus quadros, eram construídas manchas de pigmentos e retângulos em cores que se relacionavam aos campos de cor, expressando tristeza e melancolia.


 Fonte: UOL/Alexandre Schneider

Os campos de cor do artista Barnett Newman sempre de pura cor, eram divididos por uma ou duas zips (listras) contrastantes.

Fonte: UOL/Alexandre Schneider

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Cupom de Desconto

Flickr Images

Subscribe