Série Christian Dior: Post 1 Maison Dior e o New Look

08:19

Um dos estilistas mais famosos e importantes do mundo, Chistian Dior marcou sua época com a valorização da silhueta feminina, modelagem e detalhes em suas roupas que mais faziam lembrar obras de arte do que simples peças de vestuário.

Fonte: Business Of Fashion

Os principais acontecimentos históricos daquela 1a metade do século 20 tiveram impacto direto em sua vida profissional. Dior perdeu sua mãe e irmão na mesma época, logo em seguida teve que fechar sua galeria de arte por consequência da Grande Depressão de 1929. Precisou largar seu emprego no ateliê do estilista Robert Piguet quando foi chamado para servir ao exército na Segunda Guerra Mundial, e já dispensado do serviço militar, viu sua irmã que fazia parte da Resistência Francesa ser presa pela Gestapo e mandada à um campo de concentração.

Fundação da Maison Christian Dior

Ainda assim, com todos estes, e outros, obstáculos, fundou a Maison Christian Dior em 1946, e encontrou inspiração para criar peças lindas, mais leves do que as usadas até então, roupas que traziam uma leveza e feminilidade formando um contraponto a toda dureza e sofrimento sentidos naqueles anos de guerra.


Fonte: Site Dior

 Surgimento do New Look

Em 1947, a marca desfilou sua primeira coleção com a presença de jornalistas e mulheres importantes para a alta sociedade da França. Foi nesta ocasião que a expressão "new look" foi dita a primeira vez pela editora chefe da Harper's Bazaar americana, Carmel Snow.



Imagem icônica que representa o conceito do new look, criado por Christian Dior.
Fonte: Vogue UK.
O novo look que Dior havia criado teve grande repercussão no mundo da alta-costura entre os abastados clientes das grandes maisons que ficaram eufóricos com as novidades e entre seus concorrentes, como Gabrielle Chanel que chegou a declarar entre outras coisas, que Dior não conhecia as mulheres e não sabia fazer roupas para elas. Christian Dior, estava, naquele momento, criando o estilo que marcaria o guarda roupa de grande parte das mulheres na década que se seguiria: luxo, roupas acinturadas, busto natural, saia comprida e sapatos de salto.

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Cupom de Desconto

Flickr Images

Subscribe